12 Blocos para mudar a  forma de pensar e planejar a construção do seu Ecommerce.

Essa ferramenta foi desenvolvida para te ajudar a pensar na Construção e Melhoria do seu Ecommerce. Abaixo um breve resumo dos Pontos Mapeados e se você desejar poderá baixar gratuitamente o Ebook do Canvas do Ecommerce  e o Canvas do Ecommerce

PROPOSTA DE VALOR

Valor entregue ao cliente a partir dos produtos e serviços.

O objetivo é:

  • satisfazer necessidades e desejos do consumidor
  • resolver os problemas
  • proporcionar comodidade
  • Gerar ganho
  • Dar segurança

Descreva em uma frase a sua proposta de valor! A proposta de valor é, basicamente, o diferencial da empresa no mercado.

Não pode faltar na sua proposta de valor!

  • Clareza
  • Linguagem adequada ao publico alvo
  • Direcionamento correto
  • Produtos ou serviços oferecidos
  • Problemas que resolve
  • Comodidade que passa ao cliente

Ganhos para o cliente

Público-alvo

Público-alvo é uma parcela da sociedade consumidora para quem sua empresa ou negócio direciona as ações de marketing dos seus produtos ou serviços

MAS O QUE PRECISO SABER SOBRE O PÚBLICO ALVO?

  • Idade
  • Sexo
  • Formação educacional
  • Poder aquisitivo
  • Localização
  • Hábitos de consumo
GERADOR DE PERSONA

PERSONA: É um personagem fictício com características dos seus clientes reais. São desenvolvidos com base em pesquisas de público-alvo e podem ajudar a direcionar melhor suas ações de marketing

PARA AÇÕES DE MARKETING : PÚBLICO ALVO

  • Numero maior de pessoas
  • Mais abrangente
  • Espalha a sua informação
  • Serve para filtrar os leads e transformar em Personas

PARA AÇÕES DE VENDAS – PERSONAS

    • Mais informações sobre o cliente
    • Maior possibilidade de usar técnica de vendas
    • Já tem relacionamento
    • Já demonstrou interesse

Necessidades

Algumas necessidade  são esperadas ou desejados pelos clientes, e alguns surpreenderiam se você satisfaze-las . Necessidades  incluem utilidade funcional, ganhos sociais, emoções positivas e economia de custos. Essas necessidades são os motivadores físicos e psicológicos que levam os clientes a comprar um produto ou serviço

GERADOR DE PERSONA

Quais economias deixariam o cliente feliz? Quais economias eles valorizam em termos de tempo, dinheiro e esforço?

De que forma a proposta de valor atual encanta seus clientes? Quais características específicas agrada-os? Que desempenho e qualidade eles esperam? De que forma seus clientes definem caro demais? Leva muito tempo, custa muito dinheiro ou requer esforços substanciais?

Produtos

Devemos analisar:

Pesquisa de mercado: é muito importante conhecer bem o mercado e os clientes que buscam os seus produtos e serviços, assim como analisar as estratégias e empresas concorrentes.

Necessidade dos clientes: Nem sempre o que queremos é o que quer o cliente. Eles podem querer  produtos mais baratos, atendimentos mais exclusivos, qualidade melhor do produto, entre outras demandas.

Preço de venda do produto: antes de estrar na internet é necessário saber o preço de venda do produto ou serviço, corremos o risco de potencializar o prejuízo de o custo estiver errado.

Logística : importante verificar se existe alguma situação especial no produto ou para a realização do serviço.

Requisitos legais: importante verificar sobre patentes, normas, e outros itens que podem ser impeditivos para o produto ou serviço.

Recursos Necesários

são aqueles equipamentos, ferramentas, matérias-primas, imóveis, pessoas, finanças e criatividade que faz com que tenhamos um produto ou serviço para ser comercializado que podem ser:

  • Plataforma
  • Meios de pagamento
  • Frete
  • Dinheiro
  • Crédito
  • Financiamento
  • Especialistas
  • Conhecimento
  • Vendedores
  • Atendimento
  • Contabilidade
  • Estoquista
  • Local
  • Equipamentos
  • Veículos
  • Expedição

Canais de Geração
de Tráfego

Uma importante estratégia para gerar tráfego no e-commerce é criar conteúdo relevante, que possui relação com o segmento do seu negócio, gerando valor para o usuário e autoridade para a sua marca. Um blog com conteúdo de qualidade também é uma excelente maneira de aumentar o tráfego no e-commerce, assim como o uso de redes sociais

Além do trabalho direcionado para atrair tráfego orgânico, com a produção de conteúdo para redes sociais, blog e SEO, avalie a possibilidade de fazer anúncios em diferentes formatos e canais.

GERADOR DE ANÚNCIOS

Os anúncios e links patrocinados ajudam atrair mais visitas de forma rápida e segmentada, pois você mostra seus produtos e conteúdo para as pessoas que têm o perfil exato do seu consumidor ideal.

Você pode anunciar em diferentes plataformas e redes sociais, como:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Google Shopping;
  • Google Ads;
  • Youtube;
  • Tiktok

Keywords

Escolher as palavras-chave certas não é o suficiente. Você deve selecionar as que estiverem de acordo com seu nicho de mercado, ou seja, que estejam relacionadas com o assunto que você trata.

Palavra-chave ou keyword, é uma palavra (ou várias) que resumem a ideia principal do que você procura. Você precisa identificar quais são as pesquisas mais comuns que as pessoas realizam em seu nicho de atuação para a partir daí produzir seus conteúdos.

Basicamente, existem dois tipos de CPC: o CPC Real e o CPC Máximo.

Os nomes já são bastante auto explicativos, não acha?

O CPC Máximo se refere ao valor máximo que você está disposto a pagar por um clique. O CPC Real se refere ao valor que você realmente paga por aquele clique.

O valor real de um clique pode variar de acordo com uma série de fatores, como volume de busca, índice de qualidade, entre muitos outros. Você pode também ajustar o valor pago por clique, de maneira que o mesmo permaneça fixo.

Mas lembre-se que os anúncios que ficam no topo dos resultados das pesquisas, com mais visualizações, são aqueles com o CPC mais alto e com um maior índice de qualidade.

Volume de Busca

Obviamente, existem alguns tópicos que são mais buscados e pesquisados quando comparados a outros. E, dentro do nicho em que você está, também existem palavras-chave muito mais pesquisadas que outras.

Por este motivo, existem ferramentas onde você pode pesquisar o volume de busca de uma palavra-chave.

O volume de busca é a quantidade de vezes que aquela palavra-chave é utilizada para pesquisar certo conteúdo.

CPC

A sigla CPC é muito conhecida para quem lida com palavras-chave e trabalha com marketing de conteúdo. CPC significa custo por clique.

Ou seja, é o valor cobrado por cada clique em seu anúncio.

Este recurso é bastante válido para quem quer anunciar, já que só é cobrado o número de cliques e não as visualizações (ou impressões) do anúncio.

Portanto, se 1.000 pessoas visualizaram seu anúncio, mas apenas 1 clicar, você pagará somente por esse 1 clique – mesmo tendo alcançado um público muito grande. Então, quanto menor for seu CPC, melhor para você; você gastará menos dinheiro.

SEO

Por onde começar?

Pesquise as Palavras-chave dos Seus Concorrentes

Não é errado, muito menos vergonhoso, usar seus concorrentes como comparação. Na verdade, esta é uma estratégia muito boa e muito utilizada.

Mas tome muito cuidado! Não estou incentivando você a copiar as palavras-chaves dos seus concorrentes, mas sim, analisá-las. Você deve analisar quais palavras-chave seus concorrentes estão usando e qual o volume de busca de cada palavra.

Ao fazer isso, você pode ir por um caminho igual, batendo de frente com seu concorrente, ou trilhar um caminho diferente, tendo em vista que o volume de busca está muito alto para você competir (se este for o caso).

Independentemente da sua escolha, esteja sempre de olho nas palavras-chave dos seus concorrentes. Assim, você poderá traçar uma estratégia a partir disso, ou até melhorar sua estratégia já criada.

Principais Erros Cometidos

Utilizar Palavras-chave Irrelevantes

Quando me refiro a irrelevantes, nesse caso, estou falando acerca de seu conteúdo.

Muitos escritores escolhem certas palavras-chave por terem um grande volume de pesquisa, ou uma grande chance de rankeamento. Mas será mesmo que essas palavras-chave estão relacionadas com o conteúdo produzido?

Muitas vezes, as palavras-chave estão relacionadas com o conteúdo em geral, mas não tem relevância alguma com aquilo que você quer realmente passar.

Escolha palavras-chave que mostram aquilo que você quer dizer, de forma clara e objetiva.

Escolher Apenas Palavras-chave Genéricas

Este é um erro muito comum entre os iniciantes. Isso acontece porque, as palavras-chave genéricas possuem um volume imenso de busca por tratarem dos assuntos de uma forma mais abrangente.

Porém, é preciso levar em consideração a dificuldade para rankear palavras assim. A concorrência para essas palavras é muito grande e é realmente muito difícil vencer essa concorrência, principalmente para quem está iniciando.

Não estou dizendo que você não pode usá-las, mas tente variar um pouco e sempre tenha em mente aquilo que você está fazendo

Meios de Pagamento

Tudo vai depender de qual plataforma de e-commerce você utiliza, quais integrações ela disponibiliza e quais são as necessidades do seu negócio. Geralmente, existem três formas de conectar uma loja virtual a meios de pagamento.

3 formas de conectar uma loja virtual a meios de pagamento:

Intermediadores de pagamento: são plataformas que fazem a ponte entre o cliente, o vendedor e as instituições financeiras. PagSeguro, PayPal e Mercado Pago são exemplos de intermediadores. Esse tipo de serviço é o mais indicado para quem está começando a vender pela internet, pois sua simplicidade é grande. Vantagens: antifraude integrado, praticidade. Desvantagem: taxa um pouco maior

Gateways de pagamentofazem uma conexão direta entre lojas virtuais e instituições financeiras. São ferramentas mais indicadas para quem precisa ter muito controle sobre os pagamentos (normalmente empresas de médio ou grande porte). Ao contrário dos intermediadores, os gateways de pagamento não possuemantifraude integrado, ou seja, é preciso contratar (ou desenvolver) um serviço à parte. Têm taxas menores que os intermediadores, mas exigem mais conhecimento do lado da loja virtual.

Contratos com adquirentesessa opção é mais voltada para empresas já consolidadas, pois é um pouco mais burocrática. Ela consiste em fazer contratos diretamente com as adquirentes(empresas como Stone, Rede, Cielo, Getnet) para conquistar melhores taxas. A princípio, toda a parte de antifraude fica sob responsabilidade do lojista, que também pode contratar esse serviço da adquirente, caso ela o disponibilize.

Frete

Permita o acompanhamento da encomenda

O envio do produto costuma gerar expectativa e ansiedade por parte do cliente, por isso, enviar a ele um código de rastreamento da encomenda tornará a experiência mais tranquila. Além disso, essa é uma maneira interessante de diminuir os telefonemas e e-mails perguntando sobre o estado do pedido.

Comunique suas alternativas de frete

De nada servirá ter as melhores alternativas de frete se o seu cliente desconhece isso. Sendo assim, quaisquer que sejam os métodos de envio que você ofereça, divulgue as informações em sua página de “Como Comprar” ou “Perguntas Frequentes”. Vale a pena ainda exibir o logotipo da empresa que realiza os envios no rodapé da sua loja e criar banners rotativos para comunicar os benefícios.

Impostos

Ao analisar os impostos atribuídos pelos Correios é necessário se atentar às taxas de impostos correspondentes às mercadorias. ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadores) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), por exemplo, são diferentes das relacionadas aos serviços prestados de transporte intermunicipal e interestadual. É importante destacar que estes serviços também incidem sobre o valor cobrado no frete.

Logística Reversa Lei do Arrependimento

logística reversa, com o custo sob responsabilidade da empresa; estorno do valor, com correção monetária, quando for o caso.

Plataforma do
E-commerce

Plataformas de ecommerce são soluções prontas e projetadas para facilitar todo o processo de criação de uma loja virtual, cadastro de produtos, processamento de transações através de canais digitais e mais.

Hoje, existem diversas formas de criar um comércio eletrônico: você pode desenvolver seu próprio site, usar um construtor de sites com módulos de loja virtual, vendas produtos através das redes sociais (como com uma loja no Instagram) ou claro, usar uma plataforma de ecommerce que já oferece soluções prontas.

Algumas das principais vantagens de usar uma plataforma de ecommerce são:

  • Onboarding intuitivo para novos empreendedores;
  • Integrações com diversos canais de vendas (marketplaces, redes sociais, etc);
  • Facilidade no cadastro de produtos e controle de estoque;
  • Automação do processo de vendas;
  • Recuperação de carrinhos abandonados;
  • Fácil personalização da vitrine virtual;
  • Métricas e relatórios detalhados.

Pontos de Medição
Analytics

Pontos de medição são os pontos individuais de dados coletados, que são medições de itens particulares dentro da plataforma.

Um dos fundamentos de Analytics está na captura correta dos pontos de medição. Junto com as medições individuais os pontos de medição também incluem as datas e o tempo em que a medição foi feita. Isso permite projetar tendências e separar métricas individuais umas das outras.

As métricas são o que você pode usar para atingir os alvos estabelecidos pelos KPIs. Elas são calculadas para dois ou mais pontos de medição e geralmente assumem a forma de algum tipo de proporção ou estatística descritiva, como a taxa de conversão (% de novos visitantes que se cadastram) ou o valor médio por checkout (valor total de checkout/números de checkout).

Os pontos de medição que precisam ser medidos foram identificados juntamente com um mapa de como esses pontos serão então usados para aperfeiçoar seu produto.

Existe um gargalo. Os pontos de medição precisam ser alcançáveis. Isso é definido como mensurabilidade (se você pode de fato medir aquele ponto) e complexidade (quantidade de recursos exigidos para medir aquele ponto).

A análise de dados é essencial porque mostra o que está acontecendo com seu produto. Antes de lançar e implementar uma plataforma de medição de dados, planeje o que precisa ser medido. Isso forma o critério para escolher como medir os dados, seja usando um sistema in-house, um serviço externo ou uma combinação de ambos

Ferramentas do
E-commerce

  • Integração com Mkt Places
  • SSL
  • Cupom de Desconto
  • Recuperação de Carrinho
  • Checkout Transparente
  • SEO
  • Gerenciamento de Estoque
  • Google Analytics
  • Google Tag Manager
  • Google Searh Console
  • Pixel Facebook
  • Integração ERP
  • Loja Facebook
  • Catálogo de Produto
  • Gestão Categorias
  • Filtros de Produto
  • Compre Junto
  • Lista de Desejos
  • Orçamentos
  • Zoom nas Fotos
  • Integração com Redes Sociais

Legislação

Identificação completa

Razão social ou nome completo, CNPJ em destaque. Endereço físico e eletrônicos

Informações claras e precisas

As informações devem ser claras e precisas, principalmente das ofertas e características essenciais do produto ou serviço.

  • LGPD
  • CÓDIGO DE DEFESA
  • TERMOS E CONDIÇÕES
  • LEI DO ARREPENDIMENTO
  • POLITICAS DE TROCA

Atendimento eletrônico

Manter um bom e eficiente serviço de atendimento eletrônico que possibilite ao consumidor tirar dúvidas, reclamar, pedir informações ou cancelar o pedido.

  • Regras de realização de pagamento;
  • Entrega do pedido;
  • Cancelamento da compra;
  • Como funcionarão as trocas;
  • Constar nos termos de uso!

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