PEGN Talks Vendas, evento digital promovido por Pequenas Empresas & Grandes Negócios em parceria com Americanas Marketplace, discutiu as mudanças nos hábitos dos consumidores

  • CARINA BRITO

 ATUALIZADO EM 

Nos últimos dois anos, a pandemia impulsionou um comportamento que já era crescente: o consumo pela internet. Na visão de Eder Max, consultor de negócios do Sebrae-SP, a mudança que estamos vivendo ocorreria em cinco a 10 anos. No entanto, esta não foi a única transformação nos hábitos de consumo neste período. Essa e outras tendências foram discutidas no painel “Novo consumidor: os hábitos que vieram para ficar”, realizado nesta terça-feira (01/02) no PEGN Talks Vendas, evento digital promovido por Pequenas Empresas & Grandes Negócios em parceria com a Americanas Marketplace.

PEGN Talks Vendas: Juliana Ventura, Eder Max e Lyana Bittencourt (Foto: Reprodução)
PEGN Talks Vendas: painel reuniu Eder Max e Lyana Bittencourt, com mediação de Juliana Ventura, editora-executiva de PEGN (Foto: Reprodução)

O painel também contou com a participação de Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt, que apontou que o consumidor se tornou mais atento e consciente. “Empresas que não se atentarem ao seu papel no mundo e aos impactos na natureza terão dificuldades”, afirma a executiva, complementando que os consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto ou serviço sustentável.

O cliente, segundo Bittencourt, também tende a “olhar mais para o lado”. Isso significa dar atenção aos comércios de bairro, dando preferência a estabelecimentos, das padarias aos pet shops, próximos à sua casa.

E embora a transformação digital tenha um papel importante no rumo dos negócios, Max lembra que não se pode abordar o tema como se ele abrangesse todos os empreendedores. “Ao mesmo tempo que ocorre essa evolução da internet e do e-commerce, ainda temos alguns à moda antiga que fazem contas em cadernetas e aceitam cheques”, afirma. Mesmo quando entram no mundo digital, muitos acreditam que basta colocar uma imagem do produto, o preço e o frete — esquecendo que os consumidores buscam uma boa experiência de compra, mesmo na internet.

Tendências que vieram para ficar

Segundo Bittencourt, algumas práticas já estão consolidadas, como a venda pelo WhatsApp, links de pagamentos, vendas em marketplace e pagamento por aproximação — considerando também a questão sanitária de não tocar na maquininha de cartão. O live commerce, ela diz, não se consolidou na massa, mas tem um público fiel no topo da pirâmide.

“Hoje atendemos 50 grandes empresas que testaram o live commerce como uma forma de entregar curadoria e ter um relacionamento mais próximo por meio da venda digital”, diz a executiva. O metaverso, ela acredita, ainda está um pouco mais distante — mas já está sendo usado. Max lembra que até prefeituras, como a de Uberlândia, em Minas Gerais, já estão fazendo reuniões por meio do metaverso. “O metaverso, embora ainda distante de muitas empresas, veio para ficar.”

Para o futuro, Max acredita que o 5G também vai melhorar a experiência do consumidor. Em sua visão, ele permitirá uma experiência mais intimista com as empresas, já que uma conexão mais rápida evitará que as páginas demorem para carregar — ficando ainda mais parecida com a instantaneidade do mundo físico.

O consultor também lembra que o consumidor tende cada vez mais a ir atrás de informações, especialmente no Google, onde o que mais se pergunta é “O que é” e “Como fazer”. Então, para o empreendedor, também é importante entender que o consumidor está mais conectado e saber onde o seu público está. “O primeiro processo é estudar o público e saber se ele é mais digital ou analógico. É um desafio”, afirma. “A sua empresa precisa estar no digital. Se o seu cliente está no TikTok, vá para o TikTok. Se ele está no Facebook, vá para o Facebook.”

Por fim, Bittencourt lembra que os líderes devem estar prontos para adaptações, já que sempre pode acontecer algo que muda totalmente a vida das pessoas, como uma pandemia. “A liderança sabe que não tem como prever tudo e que não é boa em tudo”, afirma. “Não existe um gênio da lâmpada que sabe tudo o que vai acontecer, então a pessoa vai liderando conforme a situação.”

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Published On: fevereiro 7th, 2022 / Categorias: GESTÃO EMPRESARIAL /